Definições

Tens dislexia

Mas não há problema

 Podes melhorar

Mas não te podes curar?

 

 

A palavra DISLEXIA provém do grego dyslexis e é composta pelos radicais “dis”, que se refere a uma ideia de difícil e “lexia”, que significa palavra. No seu sentido literal, o termo refere-se, portanto, a dificuldades na aprendizagem da palavra (Montenegro, 1974). Na Comunidade Europeia estimam-se que haja pelo menos 22 750 000 pessoas com dislexia. 

 

       A dislexia é um fenómeno de grande complexidade e muito abrangente e por este motivo, as definições apesar de inúmeras, reúnem algum consenso. Segundo o Dicionário Webster, (Webster, 1987) a dislexia é um distúrbio no domínio da capacidade de ler, por sua vez a Grande Enciclopédia Universal (2004) descreve dislexia como uma perturbação da leitura que se traduz pelo aparecimento de lacunas e erros. Por sua vez, a Federação Mundial de Neurologia define-a como “a dificuldade na aprendizagem da leitura, independentemente da instrução convencional, adequada inteligência e oportunidade sociocultural”.

No entanto, a dislexia não é assim tão simples como estas definições o fazem parecer. Se Fichot (1971, p. 21)) descreve a dislexia apenas como uma dificuldade na aprendizagem da leitura, na perspectiva de Henning (2003, p.5) a dislexia caracteriza-se por uma dificuldade recorrente em processar informação de carácter fonológico, que se reporta à identificação, articulação e uso dos diferentes sons da língua.

Assim sendo, Antunes (2009, p. 48) resume a dislexia com a seguinte clareza: “é uma dificuldade na aprendizagem da leitura que resulta lenta, silabada ou com erros (…)”.  De acordo com a Drª Sally E. Shaywitz, doutorada em Medicina, da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, os disléxicos têm dificuldade em separar as palavras faladas nos respectivos componentes sonoros e em fazer corresponder estes sons às letras que os representam. Neste seguimento, Frank (2004, p. 20) afirma que a dislexia vai muito além dos problemas de leitura, implica também ter dificuldades na escrita, nas relações espaciais, nas indicações de orientação, na gestão do tempo, na recordação de palavras e com a memória.

Torres e Fernandéz (2001) definem dislexia como uma perturbação da linguagem que se manifesta na dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita, em consequência de atrasos de maturação que afectam o estabelecimento das relações espácio-temporais, a área motora, a capacidade de discriminação perceptivo-visual, os processos simbólicos, a atenção e a capacidade numérica e/ou a competência social e pessoal, em sujeitos que apresentam um desenvolvimento adequado para a idade e aptidões intelectuais normais.

Há ainda a salientar, que a maioria dos disléxicos têm uma inteligência média ou acima da média, que não têm falta de inteligência, embora a dislexia afecte competências relativamente à ortografia, à compreensão da linguagem, ou à expressão clara quer na escrita e quer na fala. Apesar de muitas vezes serem rotuladas como preguiçosas, o cérebro das crianças disléxicas esforça-se bastante.

Filomena Damil Ferreira

2 thoughts on “Definições

  1. Obrigado o texto foi bastante esclarecedor,pois, tenho uma filha com dislexia está na quinta série e tenho muitos questionamentos ainda a serem esclarecidos. Então gostaria de saber muito mais para poder ajudar minha filha na escola.

  2. TENHO UMA SOBRINHA QUE TEM CINCO ANOS, TEM DISLEXIA, SO QUE OS PAIS NAO QUEREM RECONHECER OU NAO SABEM O QUE SIGNIFICA. SOU GRADUADA EM LETRAS VERNACULAS E POS GRADUANDA EM NEURO PSICOLOGIA, ASSIM GOSTARIA DE SABER OS METODOS QUE MAIS INCENTIVARA PARA A SUA APRENDIZAGEM.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s