“Aprender a ler com a Mimocas” é um software educacional, criado através de uma parceria estabelecida entre a APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21) e a ESGS (Escola Superior de Gestão de Santarém), e cofinanciado pelo SNRIPD (Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência).
As Fichas de Atividades “Aprender a Ler com a Mimocas” foram criadas para promover e desenvolver a leitura e escrita, usando as imagens e os conceitos elucidados na metodologia de base dos “Jogos da Mimocas”.
“Os Jogos da Mimocas” foram criados para uma população alvo caracterizada por um estádio de desenvolvimento correspondente ao de uma criança com deficiência mental e com um conjunto de atividades utilizáveis por crianças a partir dos dezoito meses.
Este software educacional apresenta fichas de atividade em progressão de dificuldade, distribuídas em pequenos passos, com concretização e exemplos, o que permite a sua adaptação para as crianças com necessidades educativas especiais.
No software estão definidos seis grupos de atividades com os respetivos objetivos específicos: Identificação, Comparação, Categorização, Correspondência, Leitura, Fonética, Silabação e Escrita.
Segundo a Nasturtium – Educação, Saúde e Bem-Estar de Teresa Condeço, no grupo da identificação, o aluno deve compreender e identificar a imagem e ligá-la com contexto/imagem a que corresponde.
Na Comparação, o aluno deve identificar os conceitos de relação, apresentados em imagem/palavra.
Na Categorização, o aluno deve classificar itens segundo as respetivas categorias. Na correspondência, apresenta-se a primeira parte da aprendizagem da leitura, corresponder imagens e palavras iguais.
No que concerne ao grupo da Leitura, tem como objetivo geral promover a leitura de palavras e a construção de um vocabulário visual, com apoio da imagem.
Por sua vez, no grupo da Fonética, junto com a construção do vocabulário visual, deve iniciar o trabalho com a consciência fonológica, para promover a memória verbal a curto prazo (discriminação dos sons das letras e a sua sequência nas palavras orais), inicialmente com a ajuda da imagem e em seguida só a discriminação auditiva de sons das letras. É fundamental que o aluno discrimine os sons que compõem as sílabas antes de passar para o reconhecimento e leitura rápida das mesmas.
O grupo da Silabação implica o reconhecimento rápido das sílabas (bocadinhos) permitindo que o aluno possa escrever, apoiando-se no conhecimento das sílabas e na linguagem.
Por fim, o grupo da Escrita tem como objetivo apoiar a escrita de palavras simples com o apoio do modelo e da imagem.
Aqui ficam algumas das fichas: