Método das 28 palavras

Já ouviram falar no método das 28 palavras?

É importante insistir que se trata de um método que não é geralmente facilitador de aprendizagem em disléxicos que como sabem têm mais facilidade em partir do particular para o geral. Contudo, pode funcionar com alguns disléxicos. Em último recurso poder-se-á tentar.
Trata-se de um método global que parte do geral para o particular com bons resultados em crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita provocadas por exemplo por défice cognitivo.

Baseia-se no conhecimento de 28 palavras e não das letras, como tradicionalmente se ensinava. Essas palavras são apresentadas às outras crianças através de uma história que se vai contando ao longo do ano.

De cada parcela do texto saem uma ou mais palavras que as outras crianças irão memorizar globalmente e que aprenderão a distinguir e depois a analisar. Com sucessivos exercícios de decomposição dessas palavras e com a ajuda de processos ideográficos, elas associarão o desenho à palavra e vice-versa.

Este método será mais atraente para as crianças quanto mais elas descobrirem o que lhe é proposto e tiverem interesse em trabalhar, descobrindo palavras, recortando desenhos, colando-os no espaço em branco… Depois do contacto inicial, em que os pais e professores serão guias, tudo se tornará mais fácil e, em pouco tempo, elas começarão a ler primeiro palavras e depois pequenas frases. Só no final, surgirá o alfabeto, já depois das crianças saberem ler.

É bom lembrar que um método de leitura não constitui por si só toda a actividade no âmbito da leitura e escrita; outros trabalhos o podem e devem enriquecer , designadamente o texto livre, a correspondência escolar, a leitura de contos infantis , a pesquisa, a exploração do meio envolvente,…

1ª PALAVRA

A 1ª palavra a apresentar é menina – o professor conta a história duma menina mas também pode aproveitar uma vivência de outra criança. ( pode recorrer-se a uma ficha-gravura duma menina e respectiva exploração realçando o sentido cromático do desenho).

” Ana é uma menina.
Ia na rua, de cabeça no ar, sem olhar para o chão…”

Após este trabalho, o professor desenha no quadro a menina da nossa história e os alunos fazem o mesmo nas suas folhas de trabalho. (Aquele aluno que afirma não ser capaz de desenhar deverá ser ajudado de uma forma cautelosa e afetiva.)
O professor ensina a escrever a palavra através de movimentos ( conseguidos) começando com o braço, com o pulso e com o dedo. Estes movimentos devem ser feitos primeiro no ar, no tampo da mesa, na mão, na areia, etc. Só depois de muito treino é que escrevem no quadro a palavra menina acompanhada de um cartaz (para download no blog), que ficou exposto no placar de cortiça. Após ter motivado a atenção dos alunos , chama uma criança de cada vez para escrever no quadro:
1. Com o giz;
2. Com o dedo embrulhado num pano molhado;
3. Com um pincel molhado;
No placar, junto da gravura, coloca-se um cartão contendo a palavra manuscrita e também em letra de imprensa. A partir daqui todas as crianças podem ler a palavra. Nesta altura, o professor dá a cada criança um cartão com a palavra menina – manuscrita de um lado e impressa do outro. (A criança vai começando a fazer a sua caixa de leitura, guardando as palavras ensinadas.)
Em casa, recortam de revistas ou jornais, figuras de meninas que colocam no caderno escrevendo por baixo a palavra manuscrita.
Quando as crianças mostram já saber escrever a palavra, o professor pede-lhes que vão ao quadro.
Só se passa para a segunda palavra ( e isso é de extraordinária importância para a obtenção dos objetivos a atingir) quando todas as crianças já sabem as vogais.

28 palavras  

28 palavras

28 palavras

Apresentação:

28 palavras em modo de apresentação

Livro completo com exercícios:

Livro método 28 palavras

Palavras:

Palavra Menina

Palavra Menino

Palavra Mãe e Mamã

Palavra Mãe

Aqui fica um bom site com exercícios interativos sobre o método:

http://palavras28.no.sapo.pt/

2 thoughts on “Método das 28 palavras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s