Fichas de trabalho

Aqui, pode encontrar diversas fichas para trabalhar com a criança (em atualização permanente):

I -Reeducação da dislexia

1.1 Reeducação

1.2 Reeducação

1.3 Reeducação

1.4 Reeducação

1.5 Livro de Reeducação

1.6 Programa de Intervenção e Reeducação

II – Orientação Espacial

2.1 Orientação Espacial

III – Percepção Visual

3.1 Prova Percepção Visual

3.2 Percepção e memória visual

IV – Lateralidade

4.1  Lateralidade

4.2 Lateralidade

4.3 Lateralidade

V – Consciência Fonológica

5-1 Emergência da Consciência Fonológica

5.2 Consciência fonológica

5.3 Consciência fonológica 2

5.4 Consciência fonológica – jogo do crocodilo

 

 

Este jogo permite à criança explorar os sons das palavras representados em cada dente. Por exemplo, o crocodilo “bochechas” tem dentes que começam pelo som b… a criança identifica as imagens que começam pela letra b e vai colocá-las na boca do crocodilo como se exemplifica na imagem aqui ao lado.

                                                      

 

VI – Distinção entre diferentes letras p/b       t/d

 

6.1 atividades para alunos com dislexia 2 transferir exercício 1 ATIVIDADE PARA DISLEXIA  034


18 thoughts on “Fichas de trabalho

  1. Obrigada pela ajuda que estes trabalhos dão a quem desenvolve atividades nesta área. É uma área na qual invisto muito e gostei dos exemplos de trabalho. Bem hajam.
    Floprinda

  2. Bom dia e obrigada pelas informações. A minha filha têm sete anos e está na 1ª classe. Ela apresenta grandes dificuldades na área do português e matemática. Ela parece que simplesmente se esquece do que já aprendeu e estamos sempre a reiniciar com exercícios diferentes para ver se ela consegue fixar as letras e números. Eu pessoalmente sinto-me um pouco perdida porque não sei como diferenciar o que é uma dificuldade vulgar e que com o esforço e dedicação é ultrapassado, e o que é uma dificuldade real e a quem recorrer. Será que me pode ajudar?

    • Boa tarde!
      No primeiro ano é ainda muito precoce para se dizer que é uma dificuldade real. Aguarde até ao fim do 1º período do 2º ano de escolaridade. Para já, vá insistindo com os exercícios por casa. Se por acaso tiver hipóteses, leve-a a uma consulta de desenvolvimento, para ver se está tudo regular e fazer eventuais despistes.
      Tudo a correr pelo melhor.

  3. Boa tarde! não entendi como aplicar o Programa de Intervenção e Reeducação e Livro de Reeducação, quais seria as instruções? poderia me enviar via e-mail?

    • O objetivo principal é a criança conseguir associar a letra apresentada/trabalhada à palavra que tem o mesmo grafema/som. Pode optar por dizer as palavras na oralidade (caso a criança ainda não saiba sequer ler) ou pode deixar a criança identificar a(S) palavra(S) que tem essa mesma letra.

Deixe um comentário