Aqui, pode encontrar diversas fichas para trabalhar com a criança (em atualização permanente):
I -Reeducação da dislexia
1.1 Reeducação
1.2 Reeducação
1.3 Reeducação
1.4 Reeducação
1.6 Programa de Intervenção e Reeducação
II – Orientação Espacial
III – Percepção Visual
3.2 Percepção e memória visual
IV – Lateralidade
4.1 Lateralidade
4.2 Lateralidade
4.3 Lateralidade
V – Consciência Fonológica
5-1 Emergência da Consciência Fonológica
5.4 Consciência fonológica – jogo do crocodilo
Este jogo permite à criança explorar os sons das palavras representados em cada dente. Por exemplo, o crocodilo “bochechas” tem dentes que começam pelo som b… a criança identifica as imagens que começam pela letra b e vai colocá-las na boca do crocodilo como se exemplifica na imagem aqui ao lado.
VI – Distinção entre diferentes letras p/b t/d
Obrigada pela ajuda que estes trabalhos dão a quem desenvolve atividades nesta área. É uma área na qual invisto muito e gostei dos exemplos de trabalho. Bem hajam.
Floprinda
Excelente os artigos atividades. Amei
Obrigada pela partilha!!
PARABÉNS PELO EXCELENTE MATERIAL
Excelente!!!👏👏👏👏👏
Obrigado, grande apoio.
Excelente material! Só vai a frente aquele(a) que verdadeiramente ama o que faz…
Action requires knwedelgo, and now I can act!
MEU NETO TEM DOZE ANOS, E SOMENTE HÁ POUCO TEMPO, DESCOBRIMOS SEU PROBLEMA DE DISLEXIA.
Muito bom…com certeza irá me ajudar.Abraço
Bom dia e obrigada pelas informações. A minha filha têm sete anos e está na 1ª classe. Ela apresenta grandes dificuldades na área do português e matemática. Ela parece que simplesmente se esquece do que já aprendeu e estamos sempre a reiniciar com exercícios diferentes para ver se ela consegue fixar as letras e números. Eu pessoalmente sinto-me um pouco perdida porque não sei como diferenciar o que é uma dificuldade vulgar e que com o esforço e dedicação é ultrapassado, e o que é uma dificuldade real e a quem recorrer. Será que me pode ajudar?
Boa tarde!
No primeiro ano é ainda muito precoce para se dizer que é uma dificuldade real. Aguarde até ao fim do 1º período do 2º ano de escolaridade. Para já, vá insistindo com os exercícios por casa. Se por acaso tiver hipóteses, leve-a a uma consulta de desenvolvimento, para ver se está tudo regular e fazer eventuais despistes.
Tudo a correr pelo melhor.
Obrigada pelo apoio. Vou seguir o seu conselho
OBRIGADO PELO O APOIO
Obrigada pelo apoio. Vou seguir o seu conselho
Boa tarde! não entendi como aplicar o Programa de Intervenção e Reeducação e Livro de Reeducação, quais seria as instruções? poderia me enviar via e-mail?
O objetivo principal é a criança conseguir associar a letra apresentada/trabalhada à palavra que tem o mesmo grafema/som. Pode optar por dizer as palavras na oralidade (caso a criança ainda não saiba sequer ler) ou pode deixar a criança identificar a(S) palavra(S) que tem essa mesma letra.
Obrigada pelo material exposto. Uma grande ajuda.